O grid é essencial na criação de qualquer projeto de marca?

Usar um sistema de grid permite projetar com mais facilidade e simplicidade na organização dos elementos gráficos da peça, seja ele um site ou um cartaz. Portanto considero essencial na utilização de qualquer projeto. Algumas pessoas evitam utilizar com medo de sufocar seu layout, outras por acreditar não ter domínio e alguns utilizam apenas no final de um projeto porque acham que grids são justificações.

O grid é o que torna o seu elemento mais harmônico, uma vez que ele é usado para alinhar todos os elementos utilizados. É como uma régua para definir a distância segura entre dois elementos. O grid é um conjunto harmônico de elementos formados por linhas em várias direções (vertical, horizontal, diagonal), retângulos, quadrados, círculos, linhas duplas, que oferecem uma estrutura de harmonização visual para a criação de um elemento. Você pode aplicá-lo tanto ao design on-line quanto ao off-line. Pode ser aplicado às formas do projeto, textos, imagens, entre outros. Sua principal função dentro de uma estrutura é deixar todas as informações bem organizadas. Tendo esta estrutura pronta, é ideal que se mantenha o padrão para todos os elementos referentes a este projeto.

Os grids ganharam mais força mesmo após a revolução industrial através de estudos como os de Theo van Doesburg , de  Jan Tschichold  no livro The New Typography (1928), e do movimento racional da Bauhaus. Alguns artistas refugiados da Segunda Guerra ajudaram a formalizar e promover o uso dessa ferramenta, através dos seus comunicados sobre todos os temas daquele momento, em especial, nas diagramações dos cartazes e jornais. Tudo isso influenciou o design gráfico que a partir, principalmente dos anos 60, começou a usar largamente os grids.

É imprescindível entender qual o melhor grid a ser usado no seu projeto. Isso fará uma grande diferença no resultado final. Depois do seu trabalho pronto e entregue, o cliente perceberá que será mais fácil aplicá-lo em outras peças, mesmo que você não tenha criado um manual de uso da marca.

Existem várias formas de criar grids, o Indesign e o Photoshop (através de GuideGuide) fazem isso automaticamente. Para web existem muitos grids prontos (a maioria voltado para criação de websites) como o br.blurb.com, Modular Grid, Gridpak , Bootstrap responsive grid PSD. E até grids para a criação de ícone de IOS: Free App Icon Templates, iOS 7 Icon Template, iOS Icons Guidelines.

Fontes: designcomcafé e chiefofdesign

Leave a Reply