Como vender fotografia na internet?

Vender fotos online é possível por meio de sites especializados que, além de monetizarem as imagens, também funcionam como um recurso para divulgação do trabalho do fotógrafo. Diversos bancos de imagens, como Adobe, Shutterstock, Alamy e iStock, permitem a venda e compra de imagens. Grande parte das fotos existentes nesses sites são compradas, por exemplo, por agências de comunicação, produtores de conteúdo web, editoras e empresas em geral que precisam de imagens para divulgar as suas marcas.

Ao ter uma foto comprada, você recebe uma porcentagem do valor (royalties). O processo funciona da seguinte forma: a cada compra, o cliente adquire uma licença para baixar e utilizar a sua foto, e toda vez que isso acontece, você recebe o percentual.

É possível ainda aumentar as suas vendas comercializando uma mesma imagem em diferentes sites e mais de uma vez. Outra vantagem é que pessoas de qualquer parte do mundo podem adquirir seu material, já que esses sites funcionam em diversos países. Então, se você já é profissional ou se está começando no ramo da fotografia, essa pode ser uma boa oportunidade de mostrar seu talento e construir um portfólio, além de ganhar um dinheiro extra.

Embora não seja obrigatório ser um fotógrafo profissional, é necessário considerar que as fotos tenham alta resolução e atendam a requisitos técnicos mínimos como: enquadramento adequado e uma boa composição. A qualidade dos equipamentos também conta. Certifique-se de que a sua câmera ou o seu smartphone atendam aos padrões exigidos e invista em acessórios que possam ajudar a incrementar suas fotos, como lentes e tripés. Os sites costumam ter uma descrição sobre o que esperam dos fotógrafos.

Ao enviar as fotos, o material passa por uma análise e pode ser rejeitado. Isso não significa que todos os sites rejeitariam a mesma foto. Para submeter o material, é necessário preencher um cadastro e confirmar seu e-mail. Em geral, os sites exigem a idade mínima de 18 anos. O pagamento é feito por meio de PayPal e liberado após atingir o limite mínimo para saque que varia conforme o site.

Para vender na Internet hoje em dia é preciso se diferenciar. Portanto, use sua criatividade na hora de fotografar.

Fonte: Techtudo

Deixar uma resposta