Sabe o que é flat design e como é utilizado?

Flat design ou, traduzindo para o português, design plano é uma abordagem de design minimalista que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces. Possui um aspecto mais limpo, espaço aberto, bordas nítidas, cores vibrantes e ilustrações “planas”.

Quando você reduz o seu layout ao essencial, você valoriza o conteúdo, criando uma interface mais atraente e sofisticada. Tudo parte da hierarquia na concepção e colocação de elementos, para assim facilitar a compreensão e interação dos usuários. Por exemplo, com telas pequenas, há menos botões e opções, fazendo uma interface ser plana será relativamente mais fácil e prático de usar.

O desktop do computador ou a calculadora do IPhone são projetados para parecer objetos reais. Mas será que precisamos de todos esses elementos visuais e detalhes extras? Os defensores do Flat Design acreditam que não.

A Microsoft foi uma das primeiras empresas a aplicar este estilo de forma radical e pronunciada em sua interface no Windows 8, visto por alguns como uma reação contra o projeto skeuomorphic, aplicado pela Apple em sua interface iOS. Ao invés de dar vida a um objeto, em uma ilustração realista, os defensores do flat design identificam o aplicativo através de representações simples. Este conceito mostra uma separação clara entre a tecnologia e os objetos táteis. Isso significa não utilizar bordas chanfradas, gradientes, sombras e reflexos.

Para criar um site com base nos conceitos de flat design de forma eficaz, todos os elementos de design devem ser centrados sobre a ideia de simplicidade e função do elemento.

Elementos sólidos e cores vivas dão a ênfase necessária para separá-los no lugar de pormenores ilustrativos; as tipografias conhecidas como sans serif (sem serifas) fornecem um ambiente limpo e nítido; texto conciso e direto, elementos de interface com botões e links claros e perceptíveis. Tudo deve ser projetado com o mesmo objetivo para criar um projeto visual e funcional coeso.

Fontes: Oxigenweb e Printi

Photo by Andrej Lišakov

Deixar uma resposta