Como desenvolver etnografia aplicada dentro de UX Design

O estudo antropológico dentro da área de UX abre caminhos para entender o consumidor. Etnografia no UX Design significa levantar os olhos da tela, ir além dela, vivenciando a experiência do cliente na hora em que ela acontece. Ou seja, diz respeito a uma observação mais profunda e empática.

Assim, o entendimento do público e do problema ficam bem mais claros, o que resulta nos desejados insights, aquelas ideias que acertam o alvo das necessidades do usuário, muitas vezes desconhecidas pela equipe de desenvolvedores.

Um UX Designer que utiliza recursos da etnografia em seus projetos terá uma perspectiva mais profunda, pois entenderá os problemas de uma interface no momento em que eles acontecem, captando as emoções do usuário no ato.

Desta experiência, por meio do entendimento do contexto de uso, gera a possibilidade de uma reformulação, a própria resolução do problema de navegação ou até para um novo produto.

A aplicação da etnografia em UX Design pode revelar dados importantes como:
➜ O contexto da pesquisa, do usuário e dos stakeholders;
➜ Gestos, vocabulários, linguagens, reações, referências inesperadas, mencionadas pelo usuário etc;
➜ As reais necessidades desse usuário em relação à interface pesquisada e como ela age na vida do usuário, a partir do lugar que ele ocupa;
➜ Necessidades ainda desconhecidas, mas que poderiam ser atendidas.
Fonte: digitalhouse

Leave a Reply