Conheça ferramentas que melhoram a gestão de projetos de design

Uma dificuldade que existe entre designers é o desconhecimento sobre ferramentas que se propõem a ajudar o fluxo de trabalho. Por vezes, apenas imersos na própria disciplina, muitos designers não se jogam de cabeça sobre assuntos que ajudarão no seu trabalho. Um forte exemplo disso são designers que não se atentam ao marketing, vendas e também sobre como fazer a gestão do seu fluxo de trabalho.

Atire a primeira pedra quem nunca vivenciou a famosa “falta de tempo”. Pode ter sido durante um projeto da faculdade, no trabalho, nas atividades domésticas ou na organização de um evento, mas o aprendizado que se tira é o mesmo: para que tudo dê certo ao final, é preciso saber gerenciar o tempo. Se você organizar o tempo com o método certo poderá fazer com que ele vire a seu favor, e então as 24 horas parecerão tão eficientes quanto mágicas.

Para um designer, a Agenda Burnup tem uma função de representar graficamente as Sprints e entregáveis. Através dela é possível prever o andamento do projeto. Tanto o gráfico burnup quanto o burndown ajudam a equipe e o gestor a acompanhar o cronograma de uma atividade.

Enquanto um gráfico burndown apresenta uma linha decrescente ao longo de um período, de forma que o final da linha seja o fim da execução de um projeto, no gráfico burnup visualizamos duas linhas ascendentes. A linha de cima, no gráfico burnup, mostrará a evolução do escopo, enquanto que a linha de baixo representará o progresso da equipe rumo à finalização do projeto, de forma que, ao final da atividade, as linhas se toquem, indicando que o projeto chegou à sua conclusão.

Um dos principais artefatos da metodologia Scrum, o Kanban traduz visualmente o progresso das etapas. Por meio de três colunas básicas, é possível gerir o andamento de cada etapa dentro de um projeto. As colunas principais são: a fazer, fazendo e feito. O kanban é responsável por centralizar todo o trabalho de uma equipe. Todos terão que olhar para o quadro para executar suas tarefas. Esse tipo de sistema de trabalho permite a colaboração, e é responsável também por desenvolver a empatia.

Fontes: designerd, artia e runrun.it

Leave a Reply