Já teve algum destes sintomas: achar suas ideias chatas, ficar “preso na caixinha” e sensação de desânimo? Então você já foi acometido pelo bloqueio criativo. Esta epidemia pode contaminar a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento. O bloqueio criativo é um fenômeno envolvendo a perda temporária da habilidade de continuar a gerar conteúdo, geralmente por falta de inspiração ou criatividade.
O que fazer quando seu trabalho depende de inovação?
Conversar com alguém que está interagindo com alguma coisa pela primeira vez e tem outra perspectiva é uma excelente forma de refrescar as ideias. Faça uma pausa no design, assista a um filme, ouça uma música ou converse com amigos. Dê uma olhada em trabalhos anteriores e pense como foi esse processo de inspiração. Faça rascunhos sem pensar muito.
Procurar sites de design ou sites de fotografias pode ampliar o leque para a criatividade e ter inspirações de várias formas. Novas formas e imagens, certamente, fará com que sua criatividade se desperte, levando a criação de um trabalho único e maravilhoso.
Descanse. Muitas vezes é preciso dar um tempo e relaxar. Trabalhar por diversas horas seguidas e pensar demais deixarão seu corpo e cérebro cansados, e uma mente cansada não alcançará os resultados esperados e criativos.
Certamente, você pode ter realizado trabalhos memoráveis no passado dormindo pouco e se alimentando de forma irregular. Porém, pense no quanto seu rendimento, criatividade e produção podem aumentar se você der o descanso e tempo necessários para o seu corpo e cérebro renovarem suas energias. Vale ressaltar que uma boa alimentação também ajuda o cérebro e o corpo a terem mais energia e rendimento no trabalho.
Você pode se inspirar e conseguir concluir o projeto com rapidez, mas muitas vezes não é assim que acontece. Quando é necessário apressar a criatividade, nem sempre os resultados são como o esperado e desejado. Precisamos encontrar as melhores formas de driblar essa situação e manter a nossa qualidade de entrega, não é mesmo?
Fonte: designerd