Sabemos que a impressão 3D permite criar objetos únicos, eliminar perdas, otimizar processos e gerar uma série de benefícios para diversas aplicações. A técnica utilizada é relativamente simples: um fio de plástico ABS, cuja cor podemos escolher, é aspirado, aquecido, extrudido e, em seguida, posto sobre uma superfície na qual é resfriado instantaneamente.
Após a impressão é possível aumentar a qualidade dando acabamento nas peças. Existem formas diferentes de fazer isso:
– Alisamento e pintura
O tratamento com lixa é muito utilizado nas peças impressas para retirar as linhas de impressão e deixar a superfície lisa. Esse processo também é muito interessante quando há encaixes de segmentos. Após o tratamento com lixa você pode aplicar produtos preparadores e camadas de tintas, criando verdadeiras obras de arte. O filamento PLA apresenta uma alta dureza, então lixá-lo não é uma tarefa simples. Já com o filamento ABS o caso é o contrário, sendo bem fácil o tratamento com lixa.
– Acabamento com acetona pura
Esse material reage com o filamento ABS, removendo os efeitos das camadas de impressão e suavizando a superfície, deixando-a lisa. É importante dizer que somente a acetona pura funciona nesse processo, e com filamento ABS. Tome cuidado com a acetona, uma vez que trata-se de um material inflamável.
Uma das aplicações das peças impressas é na engenharia e prototipagem, além do uso como produto final. Para isso, muitas vezes elas devem ter uma boa resistência mecânica. Existem algumas dicas para aumentar essa resistência, tal como escolher o material mais adequado, analisar o sentido de impressão, variar o tipo e percentual de preenchimento, entre outras.
Fonte: 3dlab