Motion Design, uma das principais tendências do audiovisual

Entender todas as nuances de movimento e suas aplicações no design exige muito tempo de estudo do Motion Designer. Motion Design é a arte de trazer elementos gráficos à vida ao dar-lhes movimento. Pode ser utilizada em qualquer contexto visual dinâmico. Os diferentes ritmos e velocidades aplicadas aos movimentos servem para enfatizar a mensagem. Em determinados contextos a dinâmica não apenas realça a mensagem, mas a transmite por si só. O Motion Design está em tudo que se assiste por aí: nos créditos iniciais do cinema, na animação que abre programas de televisão ou os encaminha para o intervalo, nos clipes de música, entre outros.

O movimento é o coração do Motion Design. Seus pontos chave são a duração e sua curva de velocidade. O timing não pode cansar o espectador, mas deve garantir que ele compreenda a mensagem. Há uma medida exata, e muitas vezes é um desafio encontrá-la.

O Motion Design marca presença também nos sites, visando acrescentar movimento e dinamismo ao composto visual das páginas web. Isso faz com que a presença do visitante seja prolongada, mas claro, com moderação: os movimentos de imagens e textos devem ser usados com cuidado e muito estudo, para que seja funcional.

Fontes: welancer e impacta

Leave a Reply