Em design não se faz nada sem um “briefing” bem elaborado. É a fase mais importante de qualquer projeto, quando são identificadas e discutidas todas as necessidades do projeto, empresa, produto ou ideia, com levantamento completo das informações essenciais para o entendimento dos objetivos e desenvolvimento do trabalho.
O briefing, quando bem elaborado, servirá como o fundamento de todo o processo criativo, pois, através dele, você contará com todas as informações necessárias para guiar o seu processo criativo e resultar em peças que vão corresponder ao que o seu cliente precisa.
Para montar o briefing, comece respondendo as seguintes questões: Qual é o contexto atual? O que está acontecendo no mercado? Existe algo acontecendo com a marca do cliente que preciso saber? Alguma oportunidade ou problema no mercado? Quem são os concorrentes? Como eles se comunicam?
Leve em conta questões como linguagem, estilo, cores, tipo e tamanho de letra, diagramação, entre outros, buscando a produção de um material não somente esteticamente atraente, único e criativo, mas, sobretudo, comunicativo e tecnicamente viável.
Em seguida pense com que público você está trabalhando. Não se esqueça de reafirmar os prazos a serem cumpridos e planeje seu tempo e sua rotina de forma que tudo esteja pronto com antecedência para o caso de possíveis modificações.
Fonte: design com café