Designers que sabem trabalhar bem com paleta de cores podem transformar a brand persona de clientes somente com uma escolha certa de tons. É mais uma das armas que as empresas têm para buscar a identificação com nichos de mercado ou influenciar as decisões de compra. Até para se tornarem mais atrativas on-line e conseguirem mais seguidores.
A teoria das cores pode ajudá-lo em diferentes ocasiões, como para escolher os tons de um design ou misturar as cores que você vai usar. Ao aprender um pouco mais sobre este conceito, você começará a ver a cor de uma forma diferente.
Hoje vamos falar sobre a combinação mais simples que é a monocromática porque apenas uma cor é usada. O que é melhor neste tipo de paletas é que você tem a garantia de que elas vão combinar. O esquema monocromático é perfeito para projetos onde uma única emoção deve ser o foco indiscutível do design, como é bem recomendado no uso das cores no Branding, por exemplo.
Isso permite que você coloque seu público-alvo numa só “vibe” que esteja perfeitamente alinhada com a sua proposta de valor, assim as pessoas sentirão apenas aquela emoção X que melhor se alinha com o seu projeto e tomarão as atitudes que seu marketing almeja.
Ao trabalhar com cores, há certas coisas que você deve considerar para conseguir um bom resultado, como o contraste, a legibilidade, os tons, a mensagem que elas transmitem e onde você pode se inspirar para combiná-las da melhor forma. Cada cor envia uma mensagem, por isso é importante considerar o que você deseja comunicar e escolher uma paleta adequada.
Fontes: edu.gcfglobal e temporal cerebral