Está preparado, profissionalmente, para 2021?

Se em 2020 a crise convidou milhares de negócios a descobrir oportunidades em meio à dor, a ideia é antever o cenário deste ano e se planejar com certa antecedência com o intuito de enfrentar os desafios que vêm por aí. Onde há ameaças, existem também chances de evolução, desde que haja disposição para trabalhar os pontos fortes e fracos do trabalho.

Ano passado muitos autores de livros escreveram sobre tendências no design, mas quem poderia prever que aconteceria uma pandemia mundial, não é? Este ano, temos muitas reflexões sutis ou profundas sobre o futuro. Mais perguntas que respostas. Em geral um otimismo atento.

Pense nas mudanças no comportamento do consumidor, no mercado; inflação; alta do dólar; concorrência, e também os aspectos internos que ampliem ou limitem o escopo de atuação do seu negócio, número de funcionários, atendimento ao cliente, gestão, financeiro, entre outros. Defina as metas de 2021. O objetivo é acompanhar e avaliar se os resultados vão garantir o deslocamento de onde está para onde quer chegar.

Ficar parado, esperando as coisas acontecerem por si só é um ponto que não podemos sequer cogitar. Quem estiver na expectativa de ver até onde as coisas tendem a ir, corre o risco muito grande de ficar fora do mercado de trabalho que tem exigido cada vez mais criatividade, resiliência e objetividade de seus profissionais.

Tenha consciência das suas potencialidades, pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Olhar para essas questões faz com que o profissional e a empresa busquem crescer e se aprimorar.

Leave a Reply