Utilizar recursos visuais para facilitar a transmissão de uma ideia é algo muito comum quando nossa intenção é otimizar a comunicação, reduzindo o que poderiam ser longas frases em uma única imagem ou, mais precisamente, um ícone. A utilização de elementos que apelam para uma sensação de calma, compreensão e positividade em um mundo caótico é uma das tendências de design gráfico para 2021.
Os ícones podem ser uma ferramenta poderosa para comunicação visual. As ilustrações podem ser muito criativas. Muitas marcas estão usando ícones e ilustrações em publicações para as redes sociais, design de site e muito mais.
Encontramos uma enorme variedade de ícones utilizados em sites e aplicativos que foram sendo convencionados com o tempo, criando uma cultura de ícones muito específica para esse contexto. Ainda assim, temos muitos casos em que a ideia do ícone é perdida pelo usuário.
Como poderíamos conciliar as vantagens de otimização de espaço dos ícones com uma comunicação mais clara e objetiva? Segundo estudos realizados pelo grupo Nielsen Norman, para melhorar a usabilidade de um ícone e evitar a ambiguidade, uma boa prática seria adicionar, sempre que possível, legendas ou rótulos a cada ícone. Assim evitamos o desperdício de tempo que o usuário teria decifrando um ícone e melhoramos muito a experiência na interação com essa interface.
Podemos concluir que utilizar ícones em nossos layouts é sim uma boa ideia, mas, para isso devemos levar em consideração dois aspectos fundamentais:
– O quão bem convencionados estão aqueles ícones para os usuários
– Se o significado dos ícones não estiver claro, a adição de legendas ou rótulos é fundamental para facilitar a interação e melhorar a usabilidade.
Fontes: venngage e alura