A criação de um personagem é um processo que envolve bastante trabalho, rascunhos, experimentações e pesquisa. Primeiramente, é importante que você saiba que, assim como uma marca, o projeto de design de personagem começa com o briefing. O design de um personagem não se limita unicamente em definir seus aspectos visuais, mas também sua personalidade e origem. O personagem precisa ter uma identificação direta com o público-alvo. É preciso saber qual a faixa etária, o gênero, a classe social e assim por diante. Depois definimos o nome dele, a história de seu surgimento no campo da fantasia, se tem familiares, quais suas metas de vida e tudo o mais que for relevante para a construção de sua personalidade.
Durante a concepção gráfica propriamente dita, a primeira etapa da concepção visual é o character design. Aqui são feitos os primeiros traços que identificam o visual do personagem, são feitos diversos rascunhos soltos identificando seu rosto, sua postura, suas roupas, acessórios, diversos tipos de expressões faciais e assim por diante.
Na próxima etapa, que chamamos de model sheet, aprimoramos a etapa anterior com ângulos diferentes, com escala de proporção, cores e tudo o mais que for necessário para a representação gráfica do personagem. Esse material será apresentado ao cliente, ele seria um equivalente ao manual de aplicação da marca.
Esse mercado cresce e se fortalece a cada ano, afinal de contas, as histórias sempre serão contadas, novas aventuras sempre surgirão nos games e novas histórias em quadrinhos serão publicadas, e, para cada uma dessas áreas, será necessário um profissional para criar os personagens que irão tornar essas histórias e aventuras simplesmente fascinantes.
Fonte: Clube do design