5 dicas para usar tipografia em UI Design

O UI (User Interface, em português, Interface do Usuário) Designer é responsável, principalmente, pela criação de interfaces funcionais, as quais permitem que o usuário navegue intuitivamente por toda sua jornada. A utilização dos tipos é a parte mais difícil da UI Design.

Confira 5 dicas para a utilização da tipografia nos projetos:

– Hierarquia

A informação deve ser colocada em uma ordem que permita ao usuário entrar no espaço tipográfico e navegar por ele. Mudanças de tamanho, peso e cor são formas de expressar a hierarquia de um texto. Agrupar itens relacionados, ou alinhá-los, estabelece uma relação entre eles e uma sensação de regularidade.

– Espaço em branco

Neste texto coloquei espaços em branco para não sobrecarregar o usuário com um conteúdo denso. Se a composição está muito pesada, o conteúdo torna-se difícil de ser consumido e pouco atraente. Os espaços em branco são conhecidos como áreas de respiro. O espaço em branco guia nossos olhos pela composição e cria a sensação de ordem, sofisticação e elegância.

– Escolha a fonte certa

Ela precisa ter legibilidade, ser adaptável para tela, ser flexível para título e corpo do texto, entre outras características. Fontes altamente modulares ou geométricas podem ser menos legíveis do que aquelas com formas mais orgânicas e individualizadas.

– Os tipos precisam estar combinando

Misturar fontes é uma opção, não uma obrigação. Você pode misturar quaisquer duas fontes, desde que sejam visivelmente diferentes. Se você já ouviu alguém dizer que só pode misturar uma fonte serifada com outra sem serifa, não é verdade. Em alguns casos três fontes também funcionam.

– Alinhamento

O alinhamento precisa se adaptar à estrutura do layout. Cada modo de alinhamento tem suas vantagens e desvantagens. A tipografia centralizada, por exemplo, é elegante e atraente, mas pode ser difícil de alinhar o texto com outros elementos.

Enxergue a tipografia como parte da UI. Explore as possibilidades. Estas dicas são apenas direcionamentos. Use bem os tipos para desenhar interfaces memoráveis.

Fonte: medium

Leave a Reply