Ecodesign, abreviatura de design ecológico, tem como principal objetivo, dar atenção às questões ecológicas, promovendo o crescimento sustentável e o desenvolvimento ambientalmente consciente do produto, com preocupações ambientais em todas as fazes do processo de design, desde a matéria-prima, materiais, energias, tecnologias, logística, distribuição e utilização do produto até ele acabar.
O designer pode contribuir para um design sustentável se levar em conta estratégias que afetam, de várias formas, o seu trabalho do cotidiano. Os produtos gráficos que desenhamos podem ser sustentáveis se tivermos o cuidado de escolher gráficas que consumam pouca energia e cujos consumíveis prejudiquem menos o meio ambiente. Ao utilizar verniz para acabamento, exija da gráfica que recorra a vernizes à base de água e isentos de amoníaco.
Ao criar um produto, pense em como deve ser produzido para durar mais tempo, reduzindo a quantidade de lixo. Escolha materiais menos poluentes, não tóxicos, de produção sustentável ou reciclável e utilizem a menor energia possível para a fabricação. A desmontagem do produto deve ser simples para que seja possível a substituição das peças com defeito.
Fonte: Design Culture