O universo do design gráfico possui diversas vertentes. Uma delas é a ilustração, outra é a animação. A diferença entre o ilustrador e o animador é que este último traz movimento à sua criação.
O ilustrador é o criativo responsável por dar vida a conceitos e representações. Gravuras, estampas, personagens e até imagens. O ilustrador é a pessoa que constrói storyboards, pinturas digitais, cenários conceito, ilustrações vetoriais, dentre muitos outros elementos.
É importante ressaltar também que o ilustrador nem sempre domina todos os estilos de ilustração, que são diversos.
Já no ramo da animação, existem diversos tipos:
– Animação tradicional
Esta é a animação feita quadro a quadro e o animador precisa ter conhecimentos avançados em ilustração. O designer cria 12 quadros para obter 1 segundo de animação.
– Animação 3D
A animação 3D é uma das mais populares. Das mais simples às mais profissionais, como as produções cinematográficas, o trabalho é extremamente complexo e, muitas vezes, exige diversas pessoas envolvidas num mesmo projeto.
– Modelagem 3D
A modelagem 3D é um passo além da animação 3D, mas um trabalho não depende necessariamente do outro. Você pode encontrar a modelagem 3D em grande escala no mercado publicitário. Anúncios com manipulação de embalagens e produtos se apropriam muito dela.
– Motion Graphics
O motion graphics, também conhecido como motion, videografismo ou design de animação é uma das técnicas de animação mais simples. A partir de uma imagem bidimensional, são aplicados efeitos como rotação, escala, opacidade e muitos outros que geram percepções de movimento na imagem.
– Stop Motion
O stop motion é muito similar à animação tradicional, porém aqui se trabalha com peças físicas, que são animadas manualmente.
Fonte: fastdezine