A fusão entre o mundo virtual e físico, mais conhecido como Metaverso, está cada vez mais inevitável e já está mudando o design de produto como o conhecemos. Esta nova versão da nossa realidade também afetará a vida cotidiana, e já está causando uma mudança no mundo do design enquanto estamos aqui apenas pensando sobre esse assunto.
O design de produto sempre teve como objetivo criar coisas que valorizem as pessoas, não apenas coisas bonitas, mas que resolvam os problemas delas. O metaverso pode mudar as regras sobre o que é valioso para as pessoas, e isso pode virar o campo do design de produto de cabeça para baixo. De certa forma, melhora processos antigos e torna as iterações mais rápidas e eficientes, mas também cria perigos que podem afetar a vida das pessoas de maneiras menos diretas.
Já vemos uma mudança nesse tipo de experiência personalizável com o mais recente carro-conceito da BMW, e muitas empresas já estão lançando as bases para seus produtos. A Nike, por exemplo, adquiriu recentemente uma startup especializada em projetar tênis virtuais para o metaverso.
O metaverso também pode ajudar a tornar os produtos mais sustentáveis, uma vez que alterar designs ou criar novas variantes não exigirá mais processos de produção adicionais ou novos materiais que eventualmente criariam mais resíduos.
Como seres humanos, valorizamos coisas que podemos tocar e sentir, além da visão e do som. Alguns acreditam que o metaverso funciona como o paraíso para os designers e outros se opõem a essa noção. Qual é a sua opinião?
Fonte: guiacommarketing