Podemos nos tornar designers melhores através da Comunicação Não-Violenta

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma forma de ver o mundo, um estado mental e emocional. Suas bases teórico-práticas foram estabelecidas por Marshall Rosenberg no início dos anos 60.

Criar soluções eficazes e pensadas para os problemas do dia a dia, talvez esse seja o objetivo primordial do design em geral. Ou seja, designers pensam nos problemas rotineiros e os solucionam da melhor forma possível.

Com a CNV nós aprendemos a escutar nossas necessidades mais profundas e as dos outros também. A CNV pode ajudar a fazer a função primária do design através da empatia e de entender a reação das pessoas diante das diversidades da vida.

Para nos tornarmos designers melhores, precisamos basear nossas palavras em ações de alguns aspectos da CNV. Um deles é observar sem julgamentos e transformar nossos primeiros pensamentos em frases estruturadas e descritivas. Outro é considerar os pedidos como sentimentos expostos de maneira alternativa.

Pode ser que a pessoa esteja se sentindo insatisfeita com algo que não nos parece lógico, porém as necessidades são individuais e disparam reações diferentes nas pessoas que sentem que essas necessidades não estão sendo atendidas. O ponto principal nesses casos é ser empático e refletir para chegarmos à conclusão de que o que a pessoa diz faz sentido tanto para ela quanto para você. O importante é chegar a um consenso entre as duas partes, em que as duas se sintam satisfeitas com o que ficar decidido.

A arte é uma forma de manifestação das nossas visões de mundo e influências, e ela não deve ser igual a qualquer outra no mundo. O uso da CNV consigo mesmo é uma forma de você colocar seus próprios sentimentos a prova e se questionar de onde eles vem e qual o verdadeiro sentido deles.

Fonte: share.atelie.software

Leave a Reply