Visto como uma versão integrada da internet, porém com o diferencial de estarmos dentro dela, em vez de apenas acessá-la, o Metaverso é uma rede de experiências, aplicativos, dispositivos e infraestrutura interconectadas. Esse ambiente, que mescla os mundos físicos e digitais, já não é mais futuro, é um presente que está chegando às empresas e, posteriormente, às pessoas.
É importante pensar sempre na relevância das ações para os consumidores. Se o seu público não está no Metaverso, faz pouco sentido marcar presença lá. Por isso, se for investir, procure realmente testar a inovação e buscar conexão com a sua audiência para demonstrar pioneirismo de maneira relevante.
Existe também a preocupação com a maneira como os dados dos usuários serão tratados nesse ambiente, principalmente por grandes empresas, como Meta e Microsoft, que já possuem muitas informações e podem passar a ter ainda mais.
Uma dica para dar os primeiros passos no Metaverso: experimentar, colocar a mão na massa, definir algumas hipóteses e testá-las. Outra recomendação é iniciar a presença nas principais plataformas, como Fortnite, Sandbox e Decentraland.
Fontes: Resultados Digitais e Terra