É comum que haja confusão com relação ao uso dessas palavras.
Logotipo é uma palavra de origem grega composta por dois termos: logos – XYZ – e typos – símbolo ou figura. Sendo assim, a expressão pode ser traduzida como um conceito transmitido através de um símbolo – ou, em linguagem popular, uma criação que representa graficamente uma empresa. Já o termo “logo” de forma individual é apenas uma abreviação desse mesmo termo. Portanto, o logotipo é a união de uma tipografia estilizada com símbolos determinados.
Dessa forma, o logotipo é usado sempre que a empresa precisa ser identificada e facilmente notada pelo público. Ele também deve estar presente em qualquer material gráfico produzido pela empresa, como anúncios, banners, faixas, outdoors e folders.
Já o termo “logomarca” é utilizado de maneira errada no Brasil. O engano geralmente acontece quando alguém tem a intenção de se se referir ao logotipo. Por outro lado, “marca” é um conceito que existe. Trata-se do símbolo que representa a empresa, sem necessariamente estar acompanhado da tipografia. O intuito é o mesmo do logo: fazer a empresa ser facilmente identificada. Quando a marca é bem desenvolvida, você consegue identificar as empresas só de olhar para elas.
É importante o logo ter clareza e não ser algo difícil de entender. É interessante também ter versões diferentes do mesmo logo, como uma versão reduzida, monocromática, vertical e horizontal. Temos que pensar na maioria das aplicações, como será o resultado digitalmente e impresso em um material gráfico.
Fonte: printi