O termo bait, em tradução, significa “isca”. Por isso, na internet quando falamos de “link bait” ou “click bait” estamos nos referindo a uma forma de utilizar esses elementos como isca para atrair pessoas a um site, vídeo, página de captura ou outro destino. Por exemplo, um novo serviço ou produto que se populariza ou uma notícia que acabou de explodir na mídia são bons exemplos de link bait.
Para isso, o link bait mistura um pouco de SEO (Search Engine Optimization) com SEM (Search Engine Marketing). O SEO entra com a otimização on-page, no sentido de aproveitar a palavra-chave e a força que a landing page (página de captura que será utilizada como isca) pode vir a ganhar. O SEM entra na parte de divulgação e marketing dentro e fora do site.
Enquanto o link bait tem a intenção de tornar um site atrativo para linkagens externas, o click bait tem como objetivo atrair pessoas para um site, como uma forma de “isca de clique”.
Por fim, engagement bait é uma estratégia fortemente utilizada nas redes sociais, que tem o objetivo de incentivar o usuário que está visualizando um conteúdo a realizar algum tipo de interação (curtir, compartilhar, comentar ou salvar), para gerar engajamento.
O uso de uma estratégia que instigue a curiosidade do visitante, quando feito de forma correta e sem uso de sensacionalismo, pode trazer benefícios ao seu conteúdo.
Fonte: agência mestre