A natureza é perfeita do modo como ela está em nosso planeta, mas como ela pode nos ajudar em nosso processo de design?
A natureza é uma fonte de inspiração infinita para os designers gráficos. As tendências de design para 2023 vão continuar a explorar formas naturais e orgânicas, buscando criar experiências visuais mais envolventes e conectadas à natureza.
Folhas, flores e pedras tendem a ser combinadas de maneira inovadora para criar padrões visuais únicos e cativantes. As cores serão usadas de maneira criativa para destacar certos elementos e criar visualmente um impacto maior.
Com relação às fontes, utilizar as manuscritas ou que imitam escrita natural transmitem uma sensação mais humana e acolhedora.
Quando Leonardo da Vinci procurou a natureza como fonte de inspiração, ele trouxe revolução. Hoje, muitos designers gráficos e UI designers usam a Sequência Fibonacci e Razão Áurea, oriundos da natureza, para criar gráficos visualmente atraentes.
A Biomimética (a tradução literal seria “imitar a vida”) é uma ciência que estuda os modelos da natureza e depois os imita, ou se inspira neles, há bastante tempo. Essa ciência não se aplica apenas ao design de produto, mas também em outras áreas criativas como no design de moda, arquitetura, entre outros.
Um livro que aborda este assunto é o “Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza”, de Janine M. Benyus. Nesta publicação são apresentadas inovações baseadas na natureza, criadas por grupos de cientistas e inventores.
Fontes: estudiodurer e designr