A proporção áurea é uma forma de medição. É comumente encontrada na natureza. Quando utilizada no design, resulta em composições visuais orgânicas e naturais, esteticamente prazerosas de olhar.
A proporção áurea – também conhecida como número de ouro, número áureo, secção áurea e proporção de ouro – existe quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), resultando em 1.618. Não desanime com toda essa matemática. No design, a proporção áurea se resume à estética – criando um senso de beleza através da harmonia e da proporção.
Muitos designers, ao desenvolverem uma marca, por exemplo, a enquadram na proporção áurea, buscando a perfeição e o equilíbrio dos elementos.
Esse tipo de harmonia é utilizado há milhares de anos: nas Pirâmides de Gizé, no Partenon de Atenas, na obra A Criação de Adão de Michelangelo, no teto da Capela Sistina, na Mona Lisa de Da Vinci, no logotipo da Pepsi, no logotipo do Twitter.
Você pode usar a proporção áurea em vários elementos de composição do seu design, incluindo layout, espaçamento, conteúdo, imagens e formas.
Como György Dóczi diz no The Power of Limits, “O poder da proporção áurea para criar harmonia vem da sua capacidade única de unificar diferentes partes de um todo, de modo que cada elemento preserve sua própria identidade e, ao mesmo tempo, harmonize-se com o design geral”.
Fontes: canva e valkiriaic