Neste Dia de Star Wars, analisamos alguns princípios de design da franquia

O Dia de Star Wars é comemorado no dia 4 de Maio. Isso porque os fãs fizeram um trocadilho com a frase mais famosa da franquia “May the Force be with you”, dizendo “May the Fourth be with you”. Taduzindo: Que o 4 de maio esteja com você.

Quando “Guerra nas Estrelas” (mais tarde intitulado “Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança”) estreou nos cinemas em 1977 teve um recorde de bilheteria. As pessoas correram para os cinemas para assistir ao filme visualmente deslumbrante, que os críticos compararam a “2001: Uma Odisseia no Espaço” em termos de seus efeitos especiais inovadores.

Para que a criação de uma história visual seja atemporal é possível utilizar alguns princípios básicos de design e a trilogia original de “Guerra nas Estrelas” empregou alguns como:

Profundidade – Os filmes da franquia “Guerra nas Estrelas” estão cheios de quadros que abrangem grandes extensões de espaço e paisagens vastas.

Contraste – Em algumas cenas são justapostas naves de tamanho impressionante com naves menores.

Simetria – Na cena no final de “Uma Nova Esperança“, Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca são ladeados por fileiras idênticas de soldados. Eles andam por um caminho que leva diretamente ao centro da cena, com linhas retas apontando para o palco ao fundo.

Repetição – Na cena de “O Retorno de Jedi”, os stormtroopers estão alinhados em filas, o que cria o efeito de que são uma entidade unificada e enfatiza sua grande quantidade.

Alguns princípios de design resistem à prova do tempo. Seja seu design 3D ou simples, os princípios básicos de design usados na trilogia original de “Guerra nas Estrelas” foram experimentados e comprovados.

Fonte: venngage

Leave a Reply