O que devemos observar na hora de contratar um designer?

Muitas empresas precisam de um designer com visão de negócios, pensamento criativo e habilidade para solucionar problemas, mas nem todos saem da faculdade já neste nível. A grande maioria das faculdades e cursos livres preparam designers para pensar somente no ofício de maneira tradicional e executora, falhando em trazer um pensamento estratégico. O foco se limita a “o que” deve ser feito e não o “porquê” deve ser feito.

Para que o designer consiga extrapolar o aspecto visual e tenha repercussão em todo o negócio, devemos adotá-lo como parte da cultura e estratégia da empresa.

No fundo não existe um caminho certo, mas o que melhor se adequa ao momento em que a empresa está. É preciso compreender o nível de senioridade profissional necessário para sua equipe. Ter uma descrição de cargo bem definida e construída em conjunto é uma ótima maneira de identificar o tipo de profissional necessário para aquela vaga.

A senioridade de um designer não pode ser decidida apenas por sua idade, anos de experiência ou conhecimento técnico que possui. Existem outros fatores que devem ser considerados, como sua percepção do trabalho, como ele interage com sua equipe e como aborda os problemas.

Toda equipe é construída através de uma variedade de profissionais de diferentes senioridades. Identificar qual a verdadeira necessidade da empresa, o perfil do profissional que busca e alinhar esses pontos com a cultura da empresa são passos vitais para definir antes de anunciar a vaga para sua próxima contratação.

Fonte: Allidem

Leave a Reply