Criar um design emocional que transmita os valores da marca é fundamental para estabelecer uma conexão emocional entre o usuário e o produto. Definir os valores da marca, entender o público-alvo, usar elementos visuais eficazes, criar uma narrativa emocional e manter a consistência são alguns dos elementos essenciais para criar um design emocional eficaz.
O usuário não escolhe apenas o produto pelo seu desempenho, mas também pela emoção que ele evoca. O design emocional também ajuda a diferenciar a marca da concorrência. Quando um produto é criado com base nesta abordagem, ele se torna único e memorável.
Estudos mostram que as decisões de compra são influenciadas principalmente pelas emoções, e não pela razão. Isso ocorre porque as emoções são capazes de gerar uma resposta emocional imediata e automática, enquanto a razão requer um esforço cognitivo mais consciente. A cor, a forma e a textura de um produto podem evocar uma resposta emocional no cérebro do usuário.
Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostrou que 69% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a empresa oferecer uma boa experiência e que tendem voltar a fazer negócio com essas marcas. Compreender a neurociência por trás das emoções e como elas são influenciadas pela experiência do usuário é fundamental para criar um design emocional eficaz.
Tenha empatia, humanize os processos, tenha valores e propósitos claros, tenha uma identidade e invista em comunicação.
Fontes: awari e consumidor moderno