Pragmatismo criativo é um conceito que reúne o espírito livre da criatividade e a visão prática do pragmatismo. Em outras palavras, é uma combinação de diversão e beleza com realidade e lógica.
O pragmatismo e a criatividade necessariamente não são habilidades antagônicas. É possível desenvolver aquela que não é a natural e colher os benefícios de usar uma associada à outra.
É importante nos permitirmos entrar nesse módulo, especialmente os estrategistas ou aqueles com perfil mais pragmático e analítico. Na medida em que ativamos esse lado, nos conectamos com nossa capacidade de abstração e subjetividade, terreno fértil para bons insights.
A capacidade analítica e pragmática pode se beneficiar da subjetividade e da abstração. É quase como dar vida e olhar nas entrelinhas de números e dashboards. É dar alma, emoção e trazer o olhar do que acontece no dia a dia e na realidade das pessoas para as quais estamos criando. É pura inteligência criativa.
A arte com função pragmática é aquela usada para fins não artísticos, ou seja, o objeto artístico não possui valor em si mesmo, mas a partir de sua utilidade. Para o artista naturalista, o objeto artístico precisa manter-se fiel à realidade, representando-a da forma mais natural possível.
Fonte: sincera space