Se você está no início da carreira, existem algumas maneiras de adquirir experiências que possam enriquecer o currículo e se tornar mais atraente para os empregadores.
Através de estágios ou trabalhos voluntários em organizações sem fins lucrativos, é possível conquistar experiências práticas que também demonstram comprometimento e responsabilidade. Projetos pessoais, como blogs, sites ou projetos artísticos podem ser relevantes para o mercado de trabalho. Essas atividades demonstram iniciativa e criatividade.
Cursos online ou presenciais podem ser acessíveis financeiramente e permitir que desenvolva habilidades técnicas específicas. A participação em grupos de discussão ou eventos relacionados à área de interesse também pode ser uma maneira de adquirir conhecimentos e conhecer pessoas que possam ajudar na busca por uma oportunidade de emprego. Trabalhos freelancers podem demonstrar habilidades técnicas e de comunicação. Viagens e intercâmbios internacionais podem demonstrar habilidades de adaptação, flexibilidade e conhecimento de outras culturas.
Essas experiências são realmente relevantes para conquistar o primeiro emprego na área desejada? A resposta é sim. As experiências profissionais não formais demonstram iniciativa, comprometimento e responsabilidade, além de apresentarem habilidades e conhecimentos relevantes para a área de interesse.
Destaque essas experiências de forma clara e objetiva no currículo e na entrevista de emprego, enfatizando a importância que tiveram no desenvolvimento profissional.
Fonte: comunidade do estágio