Phishing: um dos principais vilões de quem trabalha na internet

Com o objetivo de fazer com que você clique em um link ou instale um programa destinado a roubar os seus dados, o phishing costuma se renovar periodicamente, explorando novas redes sociais e aplicativos. O termo “phishing” tem origem na palavra em inglês “fishing” (pesca) e se combina com “phreaks”, termo usado para se referir aos primeiros hackers da internet. Essas informações são do projeto phishing.org (https://www.phishing.org/history-of-phishing), projeto educativo sobre o tema.

Este crime cibernético pode impactar negativamente o negócio de um criador de conteúdo e da sua rede de contatos. Uma pesquisa da Kaspersky aponta que 21,89% dos ataques phishing acontecem com foco no Facebook.

O principal objetivo do phishing é enganar as vítimas e, assim, obter informações confidenciais ou fazer com que essas pessoas realizem ações prejudiciais, como clicar em links maliciosos, abrir anexos infectados por malware ou fornecer dados pessoais em sites falsos. No geral, táticas psicológicas, como urgência, medo ou recompensa, são usadas para manipular as pessoas e fazê-las agir rapidamente.

Para evitar o phishing, além de um bom antivírus, que bloqueará programas maliciosos e avisará sobre links criminosos, todo produtor de conteúdo precisa analisar as mensagens que recebe. Não clique imediatamente em nada, reforce a segurança do seu site, utilize apenas softwares originais e use plugins no navegador anti phishing.

Fontes: CNN Brasil e Hotmart Blog

Leave a Reply