Design Sustentável

Após alguns posts sobre música, vamos falar de um assunto cada vez mais atual. O design sustentável.

Pra começar, qual o significado desse termo?

Sustentabilidade é suprir as necessidades de uma geração sem prejudicar as  próximas. Ou seja, cada um de nós deve fazer nossa parte. Ser sustentável é fazer o possível para não prejudicar a Mãe Natureza. É diminuir os gastos com a energia, com a água, diminuir os desmatamentos ou reciclar e separar o seu lixo.

O design sustentável segue essa mesma linha e tem como objetivo desenvolver produtos e peças que reduzam o uso de recursos não renováveis, e com isso, diminuir os impactos causados no meio ambiente.

A Coca-Cola fez algo muito interessante a favor da sustentabilidade. Criou a PlantBottle, uma garrafa PET feita parcialmente de material vegetal, no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo usado para a criação da garrafa.

Esperamos que o design sustentável não seja apenas mais uma coisa do momento, e sim, uma  preocupação verdadeira com a natureza, pois se nós não nos preocuparmos com o nosso planeta, quem vai se preocupar?

Afinal, não existe melhor herança a ser deixada para nossos filhos do que um lugar limpo e cheio de vida. Só assim eles poderão aproveita-lo da melhor maneira possível, sempre de maneira sustentável, é claro.

Alguns sites que tratam sobre o Design Sustentável:

http://www.designsustentavel.org/
http://www.fibradesign.net/
http://www.designatento.com/design-sustentavel/

Deixar uma resposta