Carro, bicicleta ou a pé Brasil??!!!

A qualidade de vida sempre é tema das nossas filosofias de boteco, tô certo?
E nessa, de pensar em como tornar nosso dia-a-dia mais agradável, sustentável, econômico e divertido, descobri o prazer de ir trabalhar a pé. Sim a pé!
Nada melhor do que acordar, gritar um BOM DIA BRASIL! na janela e sair de casa, conversar com o porteiro, dar bom dia para aquela vizinha que passeia com o cachorro, tomar um café na padoca da esquina e caminhar até o trabalho.

Mas se você não trabalha tão perto assim da sua casa, você vai de carro ou depende do transporte publico então a coisa muda um pouco e é aí que o bicho pega né, amigão.
O modelo de mobilidade que a gente vive, não te parece excludente? Por ser totalmente focado no carro, e de preferência, cada um com o seu.  Mas se a gente parar para pensar, o carro é de uma ineficiência gigante. Uma tonelada de lata, fica parado a maior parte do dia. Além da emissão de gases poluentes, do custo com manutenção, dificuldade de estacionamento e a velha competição por status.

Pelo menos aqui, no inferno na Califórnia brasileira não temos um serviço eficiente mas me parece que quanto maior a renda, menos disposição para usar o transporte público, ou estou errado?
No fim, não sei se a culpa é do poder publico, que esquece desse investimento, ou se a culpa é nossa, que preferimos tudo que é mais cômodo. A imagem acima é conhecida, mas é uma boa prova visual do porquê precisamos de clicovias e de um transporte público de melhor qualidade.

então, bom dia, galera.

4 Replies to “Carro, bicicleta ou a pé Brasil??!!!”

  1. Caio meu querido Caio, excelente post porém acho q vc está equivocado na colocação ” quanto maior a renda, menos disposição para usar o transporte público”, obviamente que pessoas milionárias não irão encarar um metrô ou um busão, mas a classe média, média alta de boa educação e pensamento consciente sim, e isso fica claro quando observamos as políticas de transporte público dos governos de países mais desenvolvidos…transporte de qualidade, com pontualidade e eficiência.O que deixa claro que coisa de pobre é o egoísmo de cada um querer andar sozinho em seu carro, viva o metrô e o busão!!!

    1. Nat minha querida Nat, primeiro, muito obrigado por prestigiar a gente com a sua presença por aqui, volte sempre! Eu concordo com você, mas é que escrevi esse post pensando que muitas vezes, o uso do transporte publico nem está tão ligado à qualidade do serviço prestado, fiquei lembrando de Londres que tem um serviço ótimo e mesmo assim teve que cobrar pedágio para dirigir no centro da cidade, pra ver se o povo tomava jeito e usava o metrô ou o busão. Acho que é mais consciência e atitude das pessoas. Assim caminha a humanidade né? Mas acho que em um contexto geral, acho que a gente tá evoluindo!

  2. Esse post só reflete como as vezes não paramos para pensar nas coisas mais banais do nosso dia-a-dia. Andar de carro durante 30 mim p/ ir ao trabalho sendo que ficamos parados metade desse tempo, mas e se andarmos o mesmo 30 mim para poder chegar ao mesmo lugar de bicicleta por que não ?! Faríamos atividade física ,que tanto é pregado para fazermos, e poluiríamos menos o nosso mundo !!! E passaríamos menos stress !!

Leave a Reply