ah, o minimalismo.

Cadeira Barcelona da autoria de Mies Van der Rohe

Vigésimo sétimo dia do terceiro mês de dois mil e 12. E ultimamente todo dia é dia de alguma coisa. Hoje é dia do circo. E apesar de admirar a arte circense, falaremos do 126 º aniversário de Mies Van Der Rohe e de tudo mais que for relacionado a essa figura ícônica da arquitetura, que adaptou sua técnica à crise de valores da Europa no fim do século 19 e começo do 20.  Que usava a geometria aliada ao racionalismo, priorizando as necessidades e o minimalismo e que deixou toda essa teoria resumida em simplesmente e minimamente em três palavras: less is more. 

Amigo de grandes nomes como Walter Gropius, fundador da Bauhaus, que lhe apelidou de ‘solitário caçador da verdade’, justamente por defender que ‘God is in the details’, e que o convidou para ser professor nessa escola de design, artes plásticas e arquitetura vanguardista, até 1933 quando foi forçada a fechar as portas pelos Nazis, que a julgavam comunista.

Contudo, o minimalismo é refletido até hoje nas artes, na cultura, na economia e até nos projetos automobilísticos de Colin Chapman. Uma arte despojada, simples, objetiva, anônima e atual. Talvez uma arte um tanto solitária e individual, consequência da hiperemotividade de tempos atrás, que já ficou démodé. Abrindo espaço à limpeza formal até na literatura, com os minicontos, tiras, gibis e blogs, consequência do que? Da vida cada vez mais acelerada que levamos, ou da vida acelerada que nos leva. Mas isso é assunto pra um próximo post!

9 Comments Add yours

  1. mazinha diz:

    Caio,é engraçado como uma ideia tão antiga, ainda continua tão moderna na nossa vida! O minimalismo com certeza vem ganhando mais espaço com essa nossa vida corrida! e como vc já postou aqui, o minimalismo tá na “moda” ! Parabéns pelo post.

  2. Muito bom Caio! Que bom que a Limão Cravo nos traz essas informações e pesquisas. Caio parabéns pelo texto. Abraço pra todos! gustavoreis

  3. Veridiana Stein diz:

    Adorei!!! Inclusive hj o Google está comemorando Mies Van Der Rohe … https://www.google.com.br/

    vale o destaque!!!

  4. Gonça diz:

    objetivo, simples e único…logo minimalista, sua ideias e percepção da vida sempre me agrada

  5. Amor você enche meus olhos com esse tipo de assunto, adorei… como ja foi comentado aqui você foi simples e ojbjetivo e o pouco é sempre muito. E o seu objeto de pesquisa é um charme!

  6. robson diz:

    idéia q esclarece , simplifica e nos mostra uma visão em q os acontecimentos mundias influeciam a visão da arte e desperta o olhar de Caio Drusus e a nos salienta a importância da sensibilidade de uma História tão contemporânea ! parabéns !! Atento ao proximo post !

  7. natassya diz:

    Caio voce estar de parabens meu querido !!!!! Adoro vir ler o que publica, sempre me surpreendo, e me interesso demais pelos assuntos! Adorei mais esse, como de costume…parabens!! Beeeeijao

  8. fernanda gomide diz:

    Adoooooooooooooooro seus posts! Esse em especial, falando do querido Mies. Tem como não amar? 🙂

  9. Paula Santos diz:

    Como sempre vc escreveu mto bem … mas nos ultimos dias ando achando q tb devemos aplicar isso na nossa vida pessoal … menos gnt inútil e mais gnt q acrescente algo que nos faça crescer … Mies foi um gênio dizendo que o menos é mais …. pode não ser assim é tdos os aspectos da vida .. mas quando as coisas estão bagunçadas pode ser um bom jeito de começar a organizar !!! =D

Deixar uma resposta