É carnaval!

pacote_carnavalCarnaval está chegando. Sim, um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros e por muitos turistas do mundo inteiro, acontece na próxima terça-feira, 04 de março.

Apesar de o feriado ser apenas no dia 4, a festa popular mais festejada no Brasil, hoje considerado um elemento cultural nacional, a folia do carnaval começa já nesta sexta-feira, ou sábado para os que não conseguem a folga de sexta-feira. Alias, antes disso, já começam os pré-carnavais nos finais de semana em boa parte do país.

A festa é celebrada desde os tempos antes de Cristo, e se iniciou na Grécia para festejar seus deuses pela fertilidade do solo e a produção.  Tempo depois (um bom tempo depois, rsrs) a festa foi adotada pela igreja católica, onde o período era marcado pelo “Adeus à carne” ou do latim “carne vale” dando origem ao nome Carnaval.

O objetivo da igreja católica era conter a festa que estava crescendo, e havia ganhado conotações sexuais e inserção de bebidas alcoólicas em Roma, onde a festa homenageava o Deus Pã e Baco. A terça-feira de carnaval marcava, para igreja católica, o dia da fartura, sendo o ultimo dia que os católicos comiam carne antes do jejum da Quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas. A data do carnaval é fixada a partir da data da páscoa.

O Brasil, assim como toda sua cultura, tem grandes influências em suas diferentes formas de festejar o carnaval. Por aqui, a maior festa popular do país veio inicialmente de Portugal com o entrudo, que nada mais era do que brincadeiras em que os foliões sujam uns aos outros atirando polvilho, pó de sapato, farinha de trigo, etc.

Depois vieram os blocos de carnaval famosos na Bahia, os desfiles das escolas de samba influenciados pelos bailes de carnaval franceses, os corsos, e as várias formas de comemorar o carnaval em cada região do país.

Você sabia que o Rio de Janeiro esta no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com aproximadamente 2 milhões de pessoas por dia que festejam a data nos blocos de rua da cidade?

Mas o carnaval não é apenas as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, famosas e grandiosas e transmitidas por canais de televisão, e nem apenas os blocos de axé da Bahia, levando milhares de pessoas a curtir a folia ao som de cantores famosos do ritmo.

No Pernambuco as pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife embaladas ao som de frevo, ritmo marcante do estado, a ciranda e o maracatu.  Em Olinda tem os tradicionais bonecos gigantes.

No norte do país a festa é comemorada tipicamente. Em Manaus acontecem blocos com abadás, que lembram os baianos, o ritmo de boi se mistura com o ritmo carnavalesco e as torcidas dos bois esquecem suas rivalidades e agitam o carnaval com animadas coreografias.

Não importa em qual região do país você escolheu para aproveitar o Carnaval. O importante é que está chegando, daqui alguns dias a festa começa e onde você estiver com certeza vai estar em algum lugar animado pelo espírito de diversão que o brasileiro tem de sobra, ainda mais nesta época do ano.

Onde vai ser seu carnaval?

1608751_723410134345597_2125218663_nThauana Teoro: Formada em Relações Públicas, viciada em whatsapp, música boa e samba do bom. Apaixonada por marketing e comida japonesa. Roedora de unhas ansiosa, comunicativa, chegada em uma cervejinha e maníaca por dieta.

Deixar uma resposta