A produção audiovisual é a nova forma de uma empresa se apresentar para um cliente. Os vídeos na internet se popularizaram devido à facilidade de transmitir ideias e atingir o público-alvo de forma leve e didática.
É possível melhorar e aumentar o alcance orgânico de uma página com a elaboração de vídeos. O Google, principal buscador utilizado por usuários, identifica por meio de seu algoritmo o conteúdo de páginas e o tempo de permanência de seus visitantes, ou seja, um site com vídeos interessantes faz com que o usuário permaneça mais tempo navegando em seu domínio.
Por isso, no post de hoje, traremos dicas de como ter uma produção audiovisual inovadora para sua empresa!
O que é um vídeo institucional?
O vídeo institucional é uma peça de divulgação que sintetiza valores, ideais, missão e trajetória de uma empresa. Normalmente ele possui entre 30 segundos e um minuto e conta de forma sucinta a história da marca.
O vídeo pode ficar disponível na home do site, ser apresentado em palestras e eventos ou enviado diretamente aos clientes e parceiros. É importante que seja apresentada a história da empresa sem esquecer dos valores sociais, ecológicos e culturais.
Apesar de constituir uma ideia simples, criar um vídeo institucional requer experiência e inovação para que não seja monótono como tantos outros vídeos institucionais.
Quais os aspectos relevantes para uma produção audiovisual?
Estabeleça a mensagem principal
Um bom vídeo começa no planejamento do briefing. O primeiro passo é entender quais as necessidades da empresa e qual a mensagem ela pretende divulgar. Por exemplo, pode ser tratado o novo reposicionamento da empresa, lançamento de novos produtos ou focar nos prêmios de sustentabilidade que a marca possui.
Utilize recursos lúdicos
O storytelling é muito utilizado no marketing e serve para narrar uma história por meio de recursos audiovisuais e palavras. É importante criar um vínculo entre o espectador e a marca. Ninguém se sente sensibilizado por uma história fria contada por meio de um texto, mas as pessoas se comovem com histórias, personagens e mensagens, como esta campanha não-oficial da Johnnie Walker.
Use linguagem clara e acessível
A linguagem do vídeo deve ser clara e direta. Por mais que o seu segmento exija um linguajar técnico, o vídeo institucional deve conter clareza e ser acessível a todos os espectadores. Legendar o vídeo também é um grande diferencial, tornando o conteúdo acessível a mais pessoas.
Preze pela qualidade de filmagem e edição
É possível criar um vídeo de várias formas. Filmando as dependências da empresa e a equipe, elaborando uma narrativa com filmagens externas ou por meio de ilustrações e designer gráfico.
Quanto maior os recursos na filmagem e edição, melhor a qualidade do produto final. Filmagens com drone, em 360°e realidade virtual são exemplos que se destacam em relação a outros vídeos.
Depois de pronto é o momento de divulgá-lo. Cada plataforma funciona de uma maneira e apresenta resultados diferentes. O vídeo pode ser hospedado no YouTube e divulgado por meio de um teaser no Instagram Stories e no Facebook.
A sua empresa já possui um vídeo institucional? Você ainda tem alguma dúvida sobre a produção audiovisual? Deixe seu comentário no post!