Por que as empresas apostam na humanização das marcas na internet?

A humanização das marcas é uma tendência na comunicação que vem mudando o modo como as empresas se relacionam com seus clientes. Ela surgiu a partir da mudança de comportamento dos consumidores, que passaram a valorizar mais as marcas que entregam os valores que eles têm ou gostariam de ter.

Essa tendência vai além da criação de uma mascote fofinha para protagonizar as peças publicitárias. O processo de humanização das marcas é baseado em um relacionamento de troca entre empresa e consumidores. Para que isso funcione, a organização precisa conhecer verdadeiramente o seu público.

Continue a leitura e saiba o porquê de as empresas apostarem na humanização das marcas na internet!

Relacionamento: como se aproximar do consumidor?

Pense em um meio de comunicação que permite um maior contato com as pessoas. Considere a possibilidade de interagir, responder, curtir, compartilhar, criticar e ter outras ações que qualquer pessoa, em seu dia a dia, faz. Meios tradicionais como TV, rádio e jornais ficam de fora — exceto se forem digitais.

Pois é, a internet é o meio em que a maioria das pessoas se encontram. É nesse espaço virtual que elas cultivam relacionamentos, expõem detalhes sobre o cotidiano, compram produtos e serviços e interagem com as marcas. Se a rede faz parte da rotina, é por meio dela que as marcas devem se aproximar das pessoas.

No entanto, não basta criar um perfil para sua empresa nas redes sociais. Somente isso não causa a empatia desejada com o consumidor. Para alcançá-la, é preciso fazer o mesmo processo de uma plantinha: plantar, regar, cuidar e colher. E isso acontece em cada momento do contato — da dúvida sobre o produto à compra.

Vantagens: o que a humanização das marcas oferece?

Para entender o comportamento do consumidor na internet, basta observar o modo como você age nesse ambiente. Na hora de comprar um produto, você compara ele com outros, pesquisa preços e até as melhores condições de frete. Resumindo, no ambiente virtual as pessoas têm opções.

É aí que surge o desafio para as marcas: como se diferenciar dos concorrentes? A humanização das marcas oferece um diferencial competitivo, destacando a sua em relação às outras e cativando o cliente desde o início. Por meio desse processo, você fortalece sua marca.

Ela passa a ser vista pelo público como referência no segmento. Quem se relaciona com ela sabe que encontra as informações que deseja e que pode conversar com um representante da marca para dar sugestões, criticar ou elogiar. Esse estreitamento de laços viabiliza outra vantagem: a fidelização de clientes.

Humanização das marcas: como fazer?

Fale a língua do cliente

Para falar a mesma língua do seu cliente, antes é preciso conhecê-lo muito bem. Faça levantamentos e realize pesquisas para traçar o perfil do seu público. Com base nas informações encontradas, faça um planejamento para se comunicar de maneira clara e eficiente com o consumidor.

Disponibilize canais de atendimento

Seja uma marca de fácil acesso. Não dificulte o contato com o cliente. Aproveite as facilidades das redes sociais e canais on-line para disponibilizar novos canais de atendimento. Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas sociais têm opções para sua empresa falar diretamente com o público.

Personalize a experiência do consumidor

Sua loja on-line não é o único espaço onde o consumidor pode comprar seus produtos e serviços. Experimente vendê-los de outras formas! As redes sociais também permitem a comercialização de mercadorias. Esses espaços já são usados pelas pessoas para outras atividades, ou seja, você torna a possibilidade de comprar ainda mais natural — sem sair deles.

A humanização das marcas na internet é um processo importante para a consolidação de qualquer marca no mercado. Aproveitar com inteligência esse espaço possibilita o crescimento do negócio por meio de uma aproximação eficaz junto ao público.

As redes sociais também são espaços no qual você pode ganhar autoridade e engajamento. E se você quiser saber como fazer isso, aqui nós compartilhamos mais informações e dicas.

Deixar uma resposta