Você sabia que boa parte dos negócios não são fechados por conta de uma apresentação de empresa mal elaborada? No entanto, com uma dose de planejamento e atenção, esse problema pode ser contornado.
Fazer uma boa apresentação é essencial para passar uma imagem satisfatória da organização, fazer com que o produto ou serviço esteja em evidência e, consequentemente, atrair mais clientes. Entenda que o marketing e a comunicação andam juntos para que o negócio obtenha resultados positivos.
Sendo assim, que tal saber um pouco mais do assunto? Acompanhe a leitura e confira algumas dicas práticas sobre apresentações!
Saiba quem é o seu público
Antes de realizar a divulgação e a publicidade da marca, é fundamental conhecer quem são os espectadores da sua apresentação. Esse é um fator preponderante, afinal, dependendo do público, você terá que ajustar o assunto e a linguagem para que todos possam reconhecer o valor do seu negócio.
Pesquise alguns dados das pessoas presentes e mantenha o respeito com todos, pois é possível que tenha um investidor em potencial que pode acreditar nas suas soluções. Caso a sua apresentação seja em um evento, por exemplo, mantenha a calma e treine antes para ter a segurança de apresentar.
Cuide da identidade visual
O material utilizado para a apresentação é uma das formas de mostrar ao público o seu profissionalismo e comprometimento com o negócio. Por isso, opte por slides minimalistas, mas que, ao mesmo tempo, representem o verdadeiro significado dos valores da empresa.
A princípio, um logotipo coeso e uma tipografia padronizada são fundamentais para dar o respaldo de que se trata de algo sério. Além disso, estude a psicologia das cores a fundo, a fim de acrescentar tons relevantes do ponto de vista visual do público, e estratégicos com relação à percepção mental sobre o seu produto ou serviço.
Foque nos aspectos principais
Não pense que para fortalecer a marca será necessário apresentar milhares de informações acerca do negócio. Na verdade, a objetividade é valiosa nesses casos. De primeiro momento, faça uma descrição breve da empresa e, em textos curtos, explique qual o problema encontrado e a proposta inovadora para resolvê-lo.
Procure não abordar necessariamente as características, mas sim os benefícios que as pessoas podem ter com o seu produto ou serviço no mercado. Se possível, faça uma projeção financeira com as possibilidades de lucro e mostre pesquisas de mercado que deem embasamento a sua argumentação.
Seja realista sobre o negócio
Por fim, mas não menos importante: ao fazer uma apresentação de empresa, tenha os pés no chão e não fantasie sobre o negócio. A honestidade conta muito, pois se você apresentar uma mentira aos acionistas e ela for descoberta, é muito provável que as chances de fechar negócio diminuam.
Mostre no que a sua empresa é boa, saiba reconhecer possíveis deficiências na ideia e como pretende solucioná-las, pois isso demonstra domínio da situação. Tenha um plano de comunicação estratégica eficiente e cuide dos detalhes para convencer os possíveis clientes de que você merece uma chance de investimento.
Para fazer uma apresentação de empresa com qualidade, além de levar em consideração as dicas citadas, jamais deixe de cuidar da aparência. Afinal, o marketing pessoal também exerce influência na hora de falar em público.
Se você gostou de aprender como elaborar uma apresentação de empresa, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no Google+ e no YouTube!