Fique por dentro de 5 inovações tecnológicas no marketing

Inovações Tecnológicas no Marketing

Já passou pela sua cabeça o tamanho da importância de unir as inovações tecnológicas com as ações de marketing? Se ainda não notou esse fato, está na hora de mudar alguns dos seus conceitos.

Ao realizar a divulgação e a publicidade de uma marca, lembre-se de considerar as tendências de mercado, pois, isso se torna um diferencial competitivo para estar à frente da concorrência.

Para lhe ajudar a entender melhor sobre assunto, preparamos uma lista com cinco inovações primordiais para o marketing que você precisa conhecer. Confira!

1. Automação

Com o tempo tão curto para resolver os afazeres do dia a dia, não nos resta outra saída senão apostar na automação de marketing. Independentemente do negócio, ter os processos resolvidos de maneira automática facilita — e muito — a vida de gestores e colaboradores.

Em poucos cliques, é possível obter uma comunicação melhor entre os departamentos, reduzir as possíveis falhas operacionais e, assim, minimizar os custos de aquisição por cliente. A automação, inclusive, pode facilitar estratégias como o e-mail marketing, uma das ações essenciais para aumentar a receita.

2. Big Data

Hoje em dia, se você tem a pretensão de manter o seu negócio competitivo, o segredo utilizado por praticamente todas as empresas é o Big Data. Basicamente, ele consiste em um grande volume de dados — estando eles estruturados ou não — que podem influenciar na tomada de decisão e otimizar o seu mix de marketing.

Todo e qualquer dado coletado de uma empresa ou tema torna-se uma ferramenta poderosa para apurar as práticas da concorrência, analisar a jornada de compra dos consumidores e, consequentemente, desenvolver soluções rentáveis.

Ao identificar padrões e compreender as causas de um determinado evento ocorrido, as chances de criar produtos ou serviços inovadores se tornam ainda maiores.

3. Chatbots

Esqueça tudo o que sabe sobre atendimento ao cliente, pois, os chatbots são a bola da vez para suprir as necessidades e dúvidas do público. Essa mudança de conceito fez com que softwares programados pudessem substituir a figura humana e, aos poucos, oferecessem uma assistência personalizada.

É indiscutível que a utilização de chatbots na otimização de sites ou nas redes sociais faz com que o índice de resolução de problemas seja maior, afinal, seus algoritmos podem ser programados para aprender com as interações anteriores. Além disso, trata-se de uma excelente ferramenta para identificar possíveis compradores e poupar os esforços dos times de marketing e vendas.

4. Mídia out of home

Talvez você não esteja ligando o nome à inovação tecnológica, mas a mídia out of home é mais comum do que se possa imaginar atualmente. Lembra daquelas telas digitais posicionadas em shoppings, supermercados, aeroportos e até mesmo no metrô? Você provavelmente já deve ter reparado em algo do tipo por aí.

Embora tenha uma proposta similar às propagandas em placas e outdoors, esse tipo de mídia consegue ter um alcance maior de pessoas e os seus custos costumam ser relativamente baixos.

Lembre-se de que o ambiente offline é tão importante quanto o online para desenvolver um plano de comunicação estratégica, uma vez que pode atingir potenciais clientes e gerar valor para a marca.

5. Wearables

Por fim, mas não menos interessante, você já deve ter notado que a criatividade e a inovação caminham juntas quando o assunto é produzir experiências inesquecíveis ao público, não é verdade? Um exemplo claro disso é a tecnologia que faz de camisetas, relógios, óculos e outros objetos dispositivos inteligentes.

Os wearables, ou tecnologias vestíveis, são fundamentais no que se refere ao ecossistema da internet das coisas, pois, contribuem para uma conectividade constante. Ainda convém lembrar que produtos desse tipo são fortes tendências para nichos ligados à saúde, já que é possível obter indicadores do corpo e transformá-los em ações de marketing eficientes.

Sendo assim, se analisarmos a relação entre as inovações tecnológicas e o marketing, é possível identificar uma organização maior, a ampliação do contato com os consumidores, o acompanhamento ágil dos resultados e, por consequência, uma melhora significativa nas vendas.

Gostou desta lista sobre inovações tecnológicas e quer conhecer outra estratégia para encantar os clientes? Então, aproveite a visita ao blog e veja como o marketing de experiência pode oferecer relevância no contato com a sua marca!

Deixar uma resposta