O que a página inicial de um site deve trazer para a experiência do usuário?

Já se deparou com uma página inicial de um site tão ruim que bateu até um certo arrependimento de ter chegado até ali? Pois é, quando se trata de estabelecer uma boa comunicação com o público, esse tipo de falha jamais pode acontecer!

É de suma importância que a página inicial ofereça um layout agradável e com o design responsivo, a fim de facilitar a navegação e a leitura. Logo de cara, as pessoas precisam reconhecer qual é a sua empresa, no que ela se destaca e, por consequência, como o site será útil.

Neste post, você verá alguns dos itens primordiais que devem conter na primeira página e terá dicas interessantes em relação ao tema. Confira!

Layout do menu

Partindo do princípio de que a primeira impressão é a que fica, o menu inicial de um site deve entregar as informações de forma clara, otimizando o direcionamento dos usuários para as outras páginas. Geralmente, o menu fica posicionado no topo do site, mas dependendo do que for o seu negócio e da sua criatividade, você pode modificar.

Vale lembrarmos que muitas empresas não aproveitam o potencial de trabalhar a psicologia das cores, que é uma estratégia eficiente para influenciar o consumo. Com isso, verifique se o menu condiz com a identidade visual da empresa e, principalmente, com os objetivos propostos na experiência online.

Botões de CTA

Provavelmente, você já deve ter visto em algum site por aí aquelas chamadas do tipo: “fale com um de nossos consultores”, “veja as nossas ofertas”, “baixe o e-book”, entre outros dizeres, não é mesmo? Essa estratégia tem o nome de “call to action” (CTA), ou seja, chamadas para induzir as pessoas a realizarem uma ação.

Ao colocar botões de CTAs em alguns locais específicos do site, você tem a possibilidade de atrair a atenção dos visitantes e, com isso, aumentar as chances de conversão de vendas. Com uma estratégia bem-feita, é possível melhorar a navegabilidade dos usuários e impulsionar as suas principais campanhas.

Imagens e textos de qualidade

Quando se pensa em uma experiência online bem-sucedida, é preciso levar em consideração o layout como um todo, ou seja, a maneira com a qual os elementos vão conversar com a sua audiência. Na hora de desenvolver um plano de comunicação estratégica, lembre-se de colocar as imagens e os textos de forma consistente.

A princípio, escolha imagens confiáveis e que tenham certa relação com o seu negócio, visto que o lado visual pode impactar diretamente no tempo de permanência dos visitantes. Já os textos precisam ser curtos e relevantes, afinal, a primeira página é apenas uma amostra do que a sua empresa pode fazer.

Links para as redes sociais

Por fim, porém não menos interessante que as demais dicas, jamais se esqueça de colocar na primeira página de um site os links para as suas redes sociais. Essa ponte entre o site e as mídias da empresa faz com que os visitantes se sintam mais próximos da marca e queiram conhecer um pouco melhor o que você tem a oferecer.

Se possível, utilize os ícones de cada rede social em formato de menu, a fim de contribuir com um layout organizado e tornar o acesso dos visitantes bem mais fácil. Além disso, não abra mão de colocar informações em tempo real das suas mídias, tais como curtidas e comentários, pois isso pode gerar um bom gatilho mental e influenciar a tomada de decisão dos usuários.

Portanto, se pretende alavancar o poder de alcance da sua marca e estabelecer um bom engajamento com o público, perceba que o cuidado com os detalhes faz com que a experiência online vá muito além do que a sua audiência espera.

Gostou das informações que trouxemos a respeito da configuração da página inicial de um site? Quer entender um pouco mais do assunto? Então, aproveite a visita ao blog e veja como o design do site interfere e modifica a experiência de compra!

Deixar uma resposta