Saiba o que é UX (User Experience) e sua importância em projetos digitais

Você já deve ter se perguntado o que é UX, principalmente porque esse termo tem sido amplamente utilizado em vários setores da indústria como uma forma de melhorar a maneira com que o cliente visualiza o produto.

Quando falamos em projetos digitais — como sites, landing pages e até mesmo as ações de marketing na internet e redes sociais —, a importância desse tema aumenta. Contudo, poucos profissionais têm uma visão clara do conceito de User Experience.

Neste post, vamos explicar o que é UX, porque ela é tão importante e como o design pode realmente melhorar a experiência do usuário. Acompanhe!

O que é UX?

Sempre que um projeto digital é idealizado, não basta apenas disponibilizar várias informações para o usuário. É preciso pensar em como criar uma boa experiência para ele.

Além das informações, o usuário precisa visualizar, de forma instintiva, como encontrar aquilo que ele busca. E, quanto mais tempo ele perder nisso, mais acabará se frustrando.

A disciplina que aborda a criação dessa experiência é a UX (User Experience), que visa projetar a melhor interação possível entre o usuário e o mundo digital, buscando fidelizar e encantar clientes.

Para isso, os profissionais de UX estudam a fundo o comportamento humano para entender como criar serviços que possam atingir a satisfação dos usuários e conquistar a lealdade dos clientes. Eles costumam trabalhar com base em três pilares:

  • facilidade de uso ─ simplicidade e rapidez de entendimento em como funciona um determinado serviço ou projeto digital;
  • utilidade ─ enxugar as funcionalidades para oferecer ao cliente apenas aquilo que é realmente útil;
  • prazer ─ criar uma experiência prazerosa de navegação, buscando oferecer algo divertido, interessante e recompensador, entre outras características.

Como ela pode ser aplicada?

O designer de UX é o principal responsável pela construção de uma experiência dentro de projetos digitais, entendendo as demandas do cliente e criando um roteiro que atenda às expectativas.

Para isso, cada ponto da navegação ou contato de um usuário com a marca deve ser totalmente repensado, visando criar uma experiência interligada. Assim, é possível fazer uso das seguintes ferramentas:

  • entrevistas com clientes e usuários;
  • benchmarking com concorrentes;
  • levantamento de informações no mercado;
  • verificação do atual nível de satisfação dos usuários.

Depois de realizar o estudo, o designer cria protótipos a serem testados, visando verificar sua eficiência e aplicando as modificações necessárias nos projetos digitais da empresa.

É preciso ter em mente que esse é um processo contínuo. Por isso, mesmo após a sua finalização, um monitoramento sobre a experiência do cliente deve ser mantido, visando a melhoria constante.

Quais são as suas vantagens?

São várias as vantagens de se aplicar a UX nos projetos digitais. Veja algumas delas, a seguir.

Maior fidelização de clientes

Sempre que um determinado usuário sentir uma necessidade, sua memória lhe trará a marca com que teve a melhor experiência à mente — a qual ele recorre quando precisa realizar uma compra.

Boas lembranças constroem um relacionamento positivo entre a marca e o cliente. Contudo, uma má experiência torna muito difícil o retorno desse usuário, que preferirá utilizar outros serviços.

Melhora nas vendas

A UX também aumenta as vendas, uma vez que é aplicada em todo o projeto digital, desde a atração dos leads, até o fechamento do negócio. Sendo assim, o cliente mantém uma boa experiência desde o início, aumentando as chances de uma resposta positiva.

Redução de custos

Ao focar seus esforços na UX de seus projetos digitais, é possível identificar quais são as ações que não trazem retorno e enxugar toda a atuação da empresa apenas para atividades que realmente interessam, minimizando seus custos operacionais.

Aumento no valor percebido do produto

Uma boa experiência não apenas aumenta as chances de venda, como o valor percebido do produto ou serviço junto ao cliente — uma vez que ele terá uma sensação de satisfação, melhorando a receita do negócio.

Esperamos que este post possa ter contribuído para que você entenda o que é UX, a sua importância dentro de projetos digitais e as vantagens que essa metodologia pode trazer para a sua empresa.

E, se você gostou deste texto, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Twitter!

Deixar uma resposta