O nome “swot” é uma abreviação de quatro palavras da língua inglesa: Strength, Weakness, Opportunitiy e Threat. Em português nós conhecemos como Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça. Esses quatro pontos são elementos essenciais para qualquer empreendimento entender as estratégias futuras a serem adotadas para fortalecer a sua marca frente à concorrência.
É preciso conhecer profundamente os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do negócio avaliando o mercado, estabelecendo metas e determinando o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las Essas ações são indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa.
Uma boa análise SWOT oferece um diagnóstico confiável e que integre as necessidades apresentadas na gestão estratégica, de modo que a elaboração do plano seja mais seguro a médio e longo prazo.
Pequenas empresas geralmente atingem um público bem mais específico e regional. Primeiro analise empresas que possuem o seguimento e porte equivalente ao seu. Analise o que é mais regional, o que está mais próximo da sua realidade.
A análise SWOT permite que você veja com clareza seu cenário, mercado, clientes e concorrentes para que possa pensar em um planejamento estratégico mais seguro e compatível com o seu negócio.
Fonte: Rtek