O que faz um programador?

Empresas como bancos, indústrias, hospitais e comércio em geral, precisam de profissionais qualificados que possam participar do processo de automatização e informatização dos negócios. O programador ou analista de sistemas desenvolve, projeta, implanta sistemas e aplicativos específicos, avançados ou básicos. Muitas vezes o programador vai trabalhar em equipe com outros programadores e profissionais da TI, ele deve estar apto a ler documentações de software e criar registros de mudanças num software.

A profissão pode ser dividia em quatro categorias primárias:

Programador Desktop

Programador de aplicações ou sistemas para ambiente local, ou seja, programas que vão funcionar em um computador ou numa rede de computadores, dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou MAC.

Programador Web

Profissional responsável por programar websites ou sistemas web. Os websites são caracterizados por funcionarem na rede mundial da internet e serem acessíveis de qualquer lugar.

Programador Mobile

O programador móbile é especializado com criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis, ele pode trabalhar com uma das plataformas Android, IOS, Windows Phone ou Java entre outras.

Programador de Jogos

Responsável por desenvolver partes das instruções lógicas de um jogo digital ou o jogo completo. Ele pode trabalhar com jogos para computador, dispositivos móveis, videogames ou jogos que rodam em websites como flash.

Existem ainda os cargos relacionados a programação que são: Analista de Requisitos, Analista de sistemas (NET/COBOL/Delphi/ERP), Professional Linux e Desenvolvedor WordPress.

É imprescindível conhecer o campo de atuação, assim como conhecer a linguagem de programação, ter domínio em linguagens de back end e front end.

Fontes: Adam Silva e Construsite Brasil

Leave a Reply