A psicologia das cores consiste em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Aos olhos do design, a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. As cores são utilizadas também para que os logos e a identidade visual de uma marca sejam lembrados pelo nosso cérebro.
Os primeiros estudos tiveram início em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais tarde descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons: o amarelo é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.
Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias como o azul, roxo e verde possuem propriedades calmantes, são suaves e estáticas.
Para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar a relação da cor com o tema, a ordem de leitura da página, o perfil do público-alvo, os objetivos da comunicação, entre outros. Você deve pensar, principalmente, em quais sensações quer provocar no seu público e quais percepções você quer despertar sobre o seu design.
Veja agora os principais significados das cores dentro da nossa cultura:
vermelho: paixão, força, sensualidade, perigo (remete ao fogo);
laranja: movimento, criatividade, otimismo, juventude;
amarelo: energia, alegria, humor (remete ao sol);
verde: equilíbrio, saúde, esperança (remete à natureza);
azul: tranquilidade, calma, honestidade (remete à água);
roxo: intuição, melancolia;
rosa: feminilidade, romantismo, inocência;
marrom: estabilidade, solidez, materialismo (remete à terra);
cinza: tédio, velhice, respeito;
preto: poder, sofisticação, elegância, maldade, morte;
branco: pureza, limpeza, paz, respeito.
Fontes: Printi e Impacta