Tenha uma identidade visual coerente e padronizada na sua empresa

Analise o nome e o logotipo da sua empresa. Escolha uma fonte, ou seja, o tipo de letra que você usará nos seus materiais. Ela deve combinar com o logotipo e o seu público-alvo.

As Fontes Clássicas geralmente possuem “serifa”. As serifas formam as palavras mais facilmente com os seus prolongamentos. Por isso, elas servem para guiar o leitor pelo texto, pois o nosso olhar tende a ver as palavras e não as letras individualmente. São muito usadas em textos corridos como livros e jornais.

As Fontes Neutras não possuem serifa, e são ideais para uso em sites e aplicativos mobile, pois transmitem a sensação de clareza e organização.

As Fontes Caligráficas imitam a escrita caligráfica. Estão associadas aos tempos antigos. Geralmente, estas fontes são usadas em convites e materiais que querem passar uma ideia de “feito a mão”.

As Fontes Fantasiosas são comemorativas e ornamentadas. Fogem das classificações acima e devem ser usadas com cautela.

O ideal é que você conte com um designer especializado para fazer este tipo de serviço. Se você for designer, ótimo! Mas este trabalho deverá ser muito bem feito, caso contrário, poderá trazer problemas depois.

Para saber as cores mais adequadas, verifique quais são as cores do seu logotipo, e quais são as cores que combinam com ele.  Leve também em conta o seu público-alvo. O significado das cores também poderá ajudar nesta escolha! Para saber mais sobre a psicologia das cores, leia aqui: https://limaocravo.blog/2020/02/18/utilize-a-psicologia-das-cores-nos-seus-projetos-de-arte-e-design-para-causar-o-efeito-que-deseja/

A sua identidade visual, deverá estar presente em todos os materiais da sua empresa de uma forma padronizada. Assim, sempre que o seu cliente tiver contato com qualquer tipo de peça da sua empresa, ele se lembrará de seus produtos e serviços.

Fonte: Sebrae

Leave a Reply