O que é painel semântico e como utilizar esta técnica

Mood Board (ou Painel Semântico) é um quadro de referências visuais (cores, formas, texturas, cenários) e gostos (comidas, música, literatura, cinema), representando a emoção e contextualizando o estilo de vida na qual o produto de moda quer se enquadrar para determinado público-alvo. Dentro da criação de um projeto gráfico, seja ele para a construção de uma identidade visual, uma padronagem para estampa digital ou até mesmo algum trabalho acadêmico, o painel semântico vai te ajudar durante o processo criativo.

É uma técnica usada por designers para facilitar na criação de artes que devem seguir uma unidade visual. Mas também pode ser adaptada para o cotidiano de profissionais “não-designers” e empresas. O objetivo dessas empresas é fazer com que seus posts se destaquem em meio a tantas imagens que seus seguidores visualizam nos feeds e timelines das redes sociais.

Pierre Bourdieu, sociólogo francês, afirmava que: O estilo de vida é um conjunto unitário de preferências distintivas que exprimem, na lógica específica de cada um dos subespaços simbólicos, mobília, vestimentas, linguagem ou héxis corporal, a mesma intenção expressiva, princípio da unidade de estilo que se entrega diretamente à instituição e que a análise destrói ao recortá-lo em universos separados.

Como criar um painel semântico

Pode-se criar um painel semântico de duas maneiras: fisicamente ou digitalmente. Na primeira, você pode coletar imagens através da mídia impressa (jornais, revistas, livros), colá-las em um grande painel e fixá-lo em uma parede. Assim, seus clientes ou funcionários poderão visualizá-lo a qualquer momento em seu ambiente. No formato digital, o painel pode ser elaborado utilizando softwares gráficos ou aplicativos que possibilitem a organização das imagens no ambiente online, tais como o MoodShare, MoodStream, Canva e Pinterest.

Leave a Reply