Saiba como identificar o melhor para sua marca compreendendo os princípios básicos do design

Para se interpretar um design é necessário compreender quais propriedades foram utilizadas para a sua criação. Muitas etapas estão atreladas desde o estágio inicial até o produto final, mas alguns princípios básicos como proximidade, alinhamento, repetição e contraste são fundamentais e utilizados frequentemente pelos designers.

Proximidade: Todos os itens que estão relacionados entre si devem estar agrupados para formar um trabalho com um visual mais coeso, organizado, criando uma unidade visual. Quando aproximamos os elementos que se relacionam conseguimos dar pistas para o observador de qual a ordem de leitura ele deve seguir.

Alinhamento: Ao inserir textos e imagens em um layout precisamos ter em mente que mantê-las organizadas é fundamental para a compreensão do observador, e o alinhamento ajuda muito nisso. Os elementos bem alinhados conferem um aspecto mais “limpo” ao trabalho.

Repetição: É princípio que dá um padrão, ajudando a vincular vários elementos e contribuindo para a consistência visual da marca. O ato de repetir um elemento no layout faz com que o observador siga um fluxo de leitura. E ausentar a repetição de elementos pode deixar a arte sem um conectivo visual, fazendo com que o observador se sinta perdido.

Contraste: Esse princípio pode ser aplicado de diversas formas em um layout como através de textos em negrito, backgrounds coloridos, elementos destacados, imagens, entre outras. É importante a diferenciação dos objetos que formam o trabalho. O contraste é o responsável por dar relevância visual ao que deve ser atrativo. Isso possibilita o observador a compreender todo o enredo do layout com apenas uma passagem de olhar.

(fonte: medium)

Deixar uma resposta