Crie um estilo visual consistente para suas fotos utilizando presets

Os presets (predefinições), conjunto de configurações de filtros e efeitos, foram criados para tornar nosso fluxo de trabalho muito mais rápido e saber utilizá-los corretamente só ajuda a acelerar todo o processo.

O que temos que absorver é que um preset irá trabalhar uma série de configurações (feitas por qualquer usuário) que permite corrigir ou aplicar um determinado estilo ou ajuste na foto.

A diferença de um preset para um filtro de um aplicativo de celular comum, entretanto, é que no Lightroom você pode fazer diversos ajustes nas configurações do preset depois de aplicá-lo.

Você deve sempre analisar cuidadosamente quais são as predefinições que irá aplicar em suas imagens. Reflita sobre quais configurações o autor do preset trabalhou para chegar aquele resultado e se eles, de fato, irão suprir sua necessidade em determinado projeto. Aplicativos tradicionalmente conhecidos do mercado como Photoshop, Lightroom e Camera Raw possuem áreas para serem salvas predefinições de diversos estilos.

Os presets podem ser acessados em um clique, então, não necessitam de conhecimento específico para isso. São bastante utilizados por digital influencers para melhorar fotos e chamar mais atenção no Instagram, por exemplo. Os presets do Lightroom podem ser encontrados grátis ou à venda na Internet.

Quando você utiliza sempre o mesmo preset – ou os mesmos pacotes de presets – seu feed vai ficar todo com a mesma estética. Isso, porque os tons, curvas, cores e outras configurações são mantidas na edição de suas fotos. Em resumo, os presets possibilitam que você crie um estilo visual consistente para suas fotos, além de te poupar tempo – já que você não precisa editar tudo manualmente.

Fontes: fotografia DG, Tech tudo e Lais Schulz

Leave a Reply