Se prepare para a hora azul e faça belas fotos

A expressão “hora azul” ou “blue hour” indica um período imediatamente antes do nascer ou depois do pôr do sol. A hora azul é mais vulgarmente conhecida pelas suas conotações românticas, bem como pela qualidade visual impressionante que transmite a cenas dramáticas em filmes e fotografia.

Trata-se do momento em que o céu possui uma tonalidade com predominância de azuis profundos, e em que a luz é suficientemente suave para realçar ao máximo as áreas escuras da cena sem a necessidade de uma fonte de luz adicional.

A fotografia na hora azul é um género fácil de dominar, uma vez que, em geral, não temos de nos preocupar com luz ou sombras exageradas nas imagens. As paisagens terrestres, as paisagens urbanas e os retratos são géneros fotográficos que funcionam bem durante a hora azul, uma vez que a luz suave e atenuada pode criar um efeito etéreo na cena.

É importante se antecipar aos acontecimentos e estar no lugar certo e na hora certa. Este efeito visual se dá com mais evidência em altas latitudes, como no extremo norte ou extremo sul do planeta e é bem evidenciada próximo ao inverno, quando o sol não atinge grande altura no horizonte.

Leia sobre a golden hour e saiba diferenciar da blue hour: https://limaocravo.blog/2019/11/19/utilize-a-golden-hour-e-faca-excelentes-fotografias/

Fontes: Nikon e OneLapse

Deixar uma resposta