Saia na frente dos concorrentes utilizando o Big Data

Sem uma avaliação precisa, é impossível saber qual é o melhor caminho para abrir uma empresa ou lançar um novo produto no mercado, por exemplo. É nessa hora que surge a necessidade do Big Data. Com ele é possível fazer a análise de dados para encontrar padrões comportamentais para monitorá-los e, sempre que houver alguma alteração, tomar a decisão certa. Encontrar aquela fatia do mercado onde sua empresa pode se destacar da concorrência é determinante para o crescimento da marca. O diferencial do Big Data está justamente atrelado à possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos.

Empresas como Netflix e Procter & Gamble usam Big Data para antecipar a demanda dos clientes. Eles criam modelos preditivos para novos produtos e serviços, classificando os principais atributos de produtos ou serviços passados e atuais e modelando a relação entre esses atributos e o sucesso comercial das ofertas. Além disso, a P&G utiliza dados e análises de grupos de foco, mídias sociais, mercados de teste e lançamentos antecipados de lojas para planejar, produzir e lançar novos produtos.

Embora o Big Data seja uma grande promessa, ele também traz seus desafios. Apesar de novas tecnologias terem sido desenvolvidas para o armazenamento de dados, os volumes de dados estão dobrando em tamanho a cada dois anos. As empresas ainda se esforçam para acompanhar a evolução de seus dados e encontrar maneiras de armazená-los com eficiência.

É possível tirar muitos proveitos de um banco de dados para empresas. Mas para tirar o melhor proveito das informações é preciso acertar, desde o começo, com a escolha e a implementação correta. Para isso, contar com a assistência de uma empresa especializada em soluções de TI é fundamental.

Fontes: oracle, marketing por dados e encontre um nerd

Leave a Reply