O comportamento do consumidor mudou muito ao longo do tempo e hoje eles esperam que valores também sejam agregados à marca. Então, além do acondicionamento dos produtos e trabalhar a identificação, a embalagem pode ser utilizada para outras estratégias de marketing da empresa, assim como experiência ao cliente, segurança e comunicação com o consumidor.
A embalagem faz com que o produto seja facilmente lembrado pelo consumidor, fideliza o cliente e se destacar em meio à concorrência. Se coloque no lugar do consumidor e encontre maneiras para melhorar sua experiência com o produto. Quando uma marca desenvolve a embalagem pensando em algo que possa facilitar, encantar, emocionar ou ter mais de uma utilidade para o consumidor, é certo que o valor agregado do produto será maior.
Quando uma marca é conhecida pela sua qualidade, o consumidor confia nela toda vez que precisa do produto. É aí que entra o papel da embalagem, pois ela estabelece a identificação da marca de diversas maneiras. Esta identificação é vista como um todo e sua aparência geral deve ser reconhecível.
O design de embalagens existe para trabalhar principalmente os aspectos visuais dessa parte tão importante de um produto, sendo fundamental para garantir o seu sucesso e agregar valor a ele.
Atualmente os consumidores estão muito preocupados com a saúde. Os produtos alimentícios precisam de embalagem que contenha informações nutricionais bem claras. E o mais importante: realçar aquilo que diferencie o produto como sendo “mais saudável”.
Conveniência é a palavra chave de uma embalagem de sucesso para o consumidor atual. Hoje, não basta ter uma embalagem bonita e que proteja o produto. A tendência é adequar a embalagem para o estilo de vida do seu público alvo. Os consumidores pagarão pela embalagem tanto quanto pagam pelo produto propriamente dito, ou mais, desde que melhorem a experiência dele com o produto, resolvendo seus problemas.
Fontes: scuadra e futuraim