A ilustração das pin-ups ainda se faz presente em projetos especiais de marcas

O estilo pin-up, que surgiu como ilustração, abraçou também o mundo da fotografia e se estendeu nos dias de hoje para um estilo de vida. A beleza destes ícones gráficos do século XX também se manifesta por ilustrações de corpos em poses sensuais, mas não vulgares, com rostos e olhares delicados, ou seja, mostrando bastante feminilidade da mulher.

No princípio, a comunicação, principalmente em jornais e revistas, eram muito textuais. Até que essa indústria percebeu que imagens, tanto na capa, quanto no miolo, traziam mais resultados, gerando mais vendas.

Como a arte da fotografia, principal elemento da comunicação hoje, ao lado de vídeos, ainda não estava em voga, eram as ilustrações que traziam esse peso visual. Com os avanços tecnológicos de impressão e a percepção de que imagens atraíam público, a “ilustração glamour” passou a se fortalecer no século XX.

Com o crescimento da fotografia, a ilustração já não se faz mais tão presente em campanhas publicitárias. Entretanto, ainda vemos a presença de pin-ups em algumas embalagens retrô ou projetos especiais de marcas.

Para facilitar na hora de fazer a ilustração, se baseie em alguma referência, pode ser uma foto. Colocá-la em uma atividade cotidiana, como lendo um livro, atrairá mais a atenção das pessoas. Utilize cores quentes para transmitir a sensualidade e deixe os pontos de luz para passar a noção de volume.

(fonte: universo retrô)

Leave a Reply